Motocultivador
A mecanização é sem dúvida um fator importante para aumentar a produtividade no setor agrário. Para você que possui uma pequena propriedade um motocultivador, também conhecido por tratorito, microtrator ou tobata, pode ser uma ótima opção. Ele possui funções similares às de um trator, mas tamanho e valor bem menores.
O motocultivador pode ser um grande aliado na agricultura, mas também para quem possui granja ou aviário. Ele desempenha várias funções servindo para limpar, afofar e preparar a terra para o plantio, abrir caminho na terra, deixar o terreno menos acidentado, virar ou remover as camas de frango.
São essas peças que vão definir o tipo de trabalho a ser realizado e que tornam o motocultivador uma ferramenta multitarefas. Alguns acessórios podem vir inclusos ou comprados separadamente. Acoplada a ferramenta correta, é só conduzir o maquinário pela área desejada.
Ao usá-lo, observe se alavancas e pedais estão bem posicionados e a uma distância confortável e segura para o operador. Para granjas e aviários, dê preferência a modelos mais resistentes à poeira e sujeira.
Qual o melhor motocultivador?
Máquinas com motor à gasolina possuem menor nível de ruido, manutenção mais simples e barata. Já os motocultivadores com motor a diesel são mais caros, no entanto, são mais duráveis e de baixo consumo de combustível, além do diesel também ser mais barato.
A potência é um dado muito importante ao escolher o equipamento. Para áreas menores, granjas e aviários, trabalhos mais simples e uso esporádico do equipamento, motores com 5 á 8 HP são suficientes. Para trabalhos mais pesado e constante, solos mais secos e duro, áreas maiores ou terenos acidentados, em encosta ou colinas, é necessária uma potência maior, em torno de 10cv, existindo máquinas que podem ter 18cv ou mais.
Equipamentos mais robustos, à diesel e de alta potência costumam ser os mais caros. Mas existem modelos à gasolina com ótimo custo benefício, um exemplo é o Motocultivador Branco BTTG 6.5 HP. Ele é o modelo intermediário da Branco, mais potente que o Tratorito BTTD 5.0, ele pode ser usado em solo mais duro e seco.
Pesando 85 kg, motor 4 tempos, com capacidade de tração de 300kg com inclinação de até 25º e com tanque com capacidade para 3,6 litros ele possui discos laterais que auxiliam no transporte e correto alinhamento da máquina e ainda farol para iluminação, permitindo o trabalho em horários alternativos e ou com baixa luminosidade.
Agora, se precisa de mais potência, você pode optar pelo modelo Tratorito BTTD 10.0, com motor à diesel com capacidade para 5,5 litros. Ele tem 10 cavalos de potência e opção de modelo com partida elétrica ou manual.