Para remover folhas secas e restos de grama do seu quintal, jardim, calçada ou outro espaço onde varrer não parece a melhor opção, você precisa de um soprador de folhas. Mas qual o melhor modelo de soprador de folhas? Vem conhecer mais sobre esse equipamento e ver algumas dicas para acertar na escolha!
Existem várias máquinas para jardim desenvolvidas para facilitar a vida na hora de cuidar de áreas verdes, seja ela grande ou pequena. Uma delas e soprador e aspirador de folhas. Para comprar o melhor soprador de folhas é preciso primeiro avaliar as suas necessidades e depois observar algumas características como tipos, fonte de alimentação, potência, ergonomia e funções. Vem ver!
Tipo de sopradores
Há dois tipos de sopradores, o manual, que é usado segurando pela mão e levado na lateral do corpo, e o costal, que possui alças para dependurar nas costas, como uma mochila. A diferença entre eles está no manuseio, forma de transporte e potência.
Modelo manual – Pode ser à bateria, elétrico ou à combustão. Por ser carregado inteiro nas mãos, na lateral do corpo, é geralmente mais leve. Alguns modelos possuem alça para auxiliar no transporte e manuseio.
- Ideal para uso doméstico, o soprador de folhas lateral possui custo mais baixo e sua potência é geralmente menor, no entanto esse fator não impede que você encontre boas máquinas, com ótimo custo benefício.
Modelo Costal – Modelo à gasolina, geralmente é mais pesado e potente. É transportado nas costas, como uma mochila, nas mãos vai apenas o tubo condutor de ar. Recomendado para áreas maiores e uso profissional, possui preço mais elevado, mas força e desempenho superior, permitindo maior autonomia.
Fonte de alimentação
Outro ponto importante na hora de escolher o seu equipamento é observar a fonte de energia com que ele opera. Sopradores/aspiradores de folhas podem ser elétricos, com fio para ligar na tomada ou bateria, ou movidos à gasolina.
Soprador e aspirador de folhas à bateria – Ele possui baixo nível de ruído, é indicado para áreas menores e sensíveis ao barulho, como próximo de hospitais, residências e escolas. Apesar de menos potente, é ecologicamente correto, pois não emite gases poluentes e exige pouca manutenção. Ao comprar seu equipamento verifique se a bateria é de íons de lítio, que possui alto desempenho e ciclo rápido recarga, além de maior vida útil. Verifique ainda a potência, que pode ser de 18 ou 36 volts.
Soprador e aspirador de folhas elétrico –Além de possuir boa potência, é mais econômico e barato. Indicado para áreas de pequeno a médio porte, é silencioso, possui cabo e precisa de uma tomada por perto para ser ligado. É um aparelho que exige pouca manutenção e geralmente é encontrado no modelo manual.
Soprador e aspirador de folhas à gasolina – Modelo ideal para uso profissional e intenso, em grandes áreas (como parques e campos de futebol), além de ser mais potente, ele não depende de uma tomada por perto para ser ligado, assim você terá mais autonomia e liberdade de movimento. Sua desvantagem é ser mais caro e barulhento que os modelos elétricos e a bateria e exigir manutenção periódica.
- Está disponível em duas versões: Com motor de 2 tempos que utiliza óleo e gasolina para operar, ou 4 tempos, que usa apenas gasolina em seu funcionamento.
-Fique ligado!
- Ao comprar um desses aparelhos não esqueça de verificar a duração da bateria, que em geral é de 45 à 60 minutos, o tamanho do fio, nos modelos elétricos, e nos tipos à gasolina, o tamanho do tanque, que pode ter 500ml, 650ml, e chegar até 3 litros. Lembre-se, quanto maior esses números, mais autonomia.
- Nos modelos elétricos e à gasolina é precioso ainda verificar o período de tempo que o equipamento pode ser usado continuamente, geralmente de 30 a 40 minutos, e o período de pausa necessário entre uma sessão e outra de trabalho, que costuma ser de 10 a 20 minutos de descanso.
Potência e velocidade de sopro
A potência do motor é outro dado super importante que você deve observar ao comprar seu equipamento. Ela é influenciada por vários fatores, como o número de cilindradas e de rotações do motor, informações que geralmente são fornecidas pelos fabricantes e devem ser consideradas.
- Quanto maior o número de cilindradas e de rotações, mais potente o motor.
- Para áreas maiores, com mais de 500m², é melhor optar por um equipamento de alta potência, que normalmente são os à gasolina, e deve ter potência superior a 2500 Watts. Mas você encontra equipamentos com potência que vai desde 600, 800 Watts, passando por 2000, 2500, 3000 Watts chegando à 1.1 e 4 HP.
- Sopradores à bateria geralmente possuem baterias com 18 volts e 36 volts, sendo a última a de maior força e autonomia.
- A potência também vai influenciar na velocidade e volume de ar, quanto maior ela for, mais rápido o soprador vai executar o serviço, sendo mais eficiente. Há equipamentos com velocidade do vento de 230, 270, 310, 335 km/h e outros mais fortes, que podem ultrapassar os 500km/h. Para soprar folhas molhadas você precisará de um equipamento com velocidade de, no mínimo, 200 Km/h. Fique atento!
Ergonomia
Para não abrir mão do conforto e prejudicar a saúde, na hora de escolher o seu equipamento você precisa ter atenção a 4 pontos:
1. Peso – Há sopradores com pesos variados, alguns equipamentos podem ter 1,3 Kg chegando outros a pesar mais de 10kg. Para uso doméstico, prefira equipamentos mais leves, com 1,8kg à 3,2 kg. Modelos profissionais, à gasolina, costumam ter a partir de 5kg, podendo pesar mais de 10 kg.
2. Nível de ruido – Verifique o nível de ruído do equipamento e o tempo máximo que você pode ficar exposto a ele sem prejudicar a audição. Para usar alguns equipamentos mais barulhentos, como os à gasolina, que costumam ter em média 100 decibéis, é necessário o uso de equipamentos de proteção.
3. Controle das vibrações e rotação – Certifique-se que o parelho possui sistema de amortecimento, como punho emborrachado,a fim de evitar a dormência e formigamento da mão e braço, devido ao alto nível de vibração do aparelho. Sopradores possuem também um efeito “giroscópio”, que rotaciona a máquina para fora do centro, o que pode ser resolvido por um sistema de controle de rotação, confira também o que o equipamento oferece nesse aspecto.
4. Facilidades de uso – Verifique se o equipamento possui botão com trava, para uso contínuo e interrupção do gatilho, ajustes do comprimento do tubo de sopro e da velocidade do vento. Há equipamentos que possuem ainda rodas para apoio do tubo de sopro no solo, trazendo mais praticidade.
Soprador de folhas ou soprador e aspirador de folhas?
Você vai encontrar, geralmente, duas opções de equipamentos, os que são só sopradores de folhas e os que possuem as duas funções, sopra e aspirar.
Soprador – Possui um jato de ar bem forte para varrer as folhas e juntá-las em poucos minutos.
Soprador e aspirador – além do jato de ar, possui função que suga as folhas e a sujeira, igual a um aspirador de pó, e guarda em um recipiente ou saco coletor. Existem ainda equipamentos mais completos que além das funções de sopra e aspirar, trituram os resíduos, diminuindo o volume de lixo. Aí e só esvaziar o reservatório para iniciar novamente o processo. Bem simples e prático!
- Em alguns modelos, é possível regular a quantidade de ar para varrer ou sugar a sujeira, o que pode ser um diferencial.
- Nos modelos com saco coletor é importante verifica a qualidade e resistência do saco, bem como a capacidade do reservatório, que pode ser, entre outras quantidades, de 32, 45 e 50 litros. Assim você evita de parar o serviço constantemente para esvaziar o reservatório.
Qual a melhor marca de soprador de folhas?
Entre as principais marcas do mercado estão a Garthen, Stihl, Trapp e Branco. Optando por uma dessas marcas você estará adquirindo um ótimo produto para exercer suas atividades, seja ela varrer de vez folhas e a sujeira, secar veículos ou fazer a manutenção de máquinas e equipamentos.
Uma última dica e ter cuidado com objetos pontiagudos como galhos, pedras, vidro e metal ao manusear o seu soprador e aspirador de folhas. Eles além de danificar o aparelho podem ser arremessados em pessoas que estão próximas e causar acidentes.
Sopradores e aspiradores de folhas são simples de operar, mais na dúvida, leia as orientações no manual de instruções. E lembre-se de usar equipamentos de proteção como luvas, botas e óculos.
Agora que já conhece os modelos de sopradores de folhas, aproveita que na Royal Máquinas e Ferramentas você encontra os melhores preços e modelos e escolha logo o seu. Bom trabalho!