Graxas
A graxa é um lubrificante pastoso composto ou de alta viscosidade formada pela mistura de óleo lubrificante mineral ou sintético, agente espessador e aditivos, como o corante. Serve para vedar a entrada de água, impurezas e outros contaminantes, proteger contra a corrosão e lubrificar peças de máquinas e ferramentas, reduzindo o atrito, super aquecimento e desgaste.
Possui baixo custo de produção e é de fácil aplicação. Muito utilizada em chassis, cabos de aço, molas de veículos pesados e bombas de água. Começa a se dissolver em temperaturas muito altas, suportando temperaturas de até 77°C. Pode ser aplicada com pistola para graxa.
Graxa com base de cálcio pode ter como aditivo o grafite, dando origem à graxa grafitada. O grafite, um lubrificante sólido, aumenta ainda mais o poder de proteção e lubrificação da graxa.
Devido a sua base metálica, que pode ser tóxica quando ingerida, não é recomendada para a indústria alimentícia, devido ao risco de contaminação. É um produto muito utilizado na indústria, na aviação e em automóveis.
Graxas à base de Alumínio (Al): Macia e filamentosa é resistente à água, mas suporta trabalhar em temperatura de no máximo 71°C. Pode ser usada em chassis e mancais de rolamento de baixa velocidade.
Graxas sintéticas: São produzidas a base de óleos sintéticos não corrosivos, como o éster, poliuréia e o silicone. Possui ampla utilização, é muito usada em robôs, satélites e aeronaves, e dependendo da sua base poder suportar temperaturas muito baixas ou elevadíssimas.
Tipos de graxa quanto à consistência
A graxa, possui a vantagem de não escorre, até mesmo quando aplicada em posição vertical, tem melhor fixação e resistência a ação da lavagem por água, quando comparada aos lubrificantes líquidos.
Graxas fluida, semifluida, muito fluida são indicadas para engrenagens, como de rolamentos de automóveis e equipamentos agrícolas. Já as macia, média e intermediaria dura são usadas na lubrificação de mancais de rolamento e de deslizamento. E por fim, graxas duras, muito dura e bloco são aplicadas para vedação. As graxas mais duras chegam a precisar ser cortadas com faca, devido à alta densidade que apresentam. No entanto, a graxa mais utilizada é a de classificação NLGI 2.
Cor da graxa
Algumas graxas de cores claras costumam ser tingidas para se diferenciarem uma das outras ou para criar uma identidade visual relacionada à marca. Mas a cor auxilia na identificação da graxa utilizada, sendo importante quando um mesmo equipamento utiliza tipos de graxas diferentes, contribuindo para analisar se o produto aplicado é apropriado, ou quando é necessária nova aplicação.
A diferença entre elas, além da cor, vai ser dada por outros aditivos que cada uma receber, e que vai fazer o produto se comportar de maneira diferente, em determinadas condições de uso, o que não é necessariamente determinado pela cor. Assim, sempre leia as especificações técnicas do produto para saber sua correta recomendação!
Afinal, qual a melhor graxa?
O que vai determinar qual o melhor tipo de graxa a ser utilizada são condições de operação e exigidas pelo equipamento. Uma boa graxa deve que atender isoladamente ou em conjunto às exigências de um equipamento, independente de quanto ela custe. O que quer dizer que a graxa mais cara não é necessariamente a melhor, vai depender do que precisa a máquina e se a graxa consegue cumprir essa função.
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