»Crédito rural: tudo o que você precisa saber para obter recursos para a sua propriedade rural

Crédito rural: tudo o que você precisa saber para obter recursos para a sua propriedade rural

2

O crédito rural é uma das ferramentas mais utilizadas por produtores rurais de todos os portes para melhorar as condições do seu agronegócio. Com o crédito rural o produtor tem condição de melhorar sua infraestrutura, investir na produção, no beneficiamento, armazenamento e transporte dos produtos de modo a aumentando consideravelmente o lucro em sua propriedade rural. A qualidade do produto que chega à mesa do consumidor subirá e consequentemente o produto terá um valor agregado maior.

Existem várias maneiras de o produtor rural solicitar e adquirir o crédito rural. Por isso vamos enumerar algumas dicas que englobam aspectos importantes para obter estes recursos para a sua propriedade rural. Confira:

Planejamento e organização do negócio rural para obter o crédito rural

O gerenciamento de uma propriedade rural deve ser tratado como qualquer outro tipo de negócio, incluindo a organização das finanças, que deve ser impecável para assegurar o crescimento do agronegócio. Essa é uma questão que nem todos os produtores rurais entendem, mas é de suma importância.

Deve-se ter muita atenção com a administração das contas e planejar todos os passos para a produção de temporada para temporada, pois só assim é possível saber quanto você deve e pode obter de crédito rural para investir sem comprometer o seu lucro futuro e tudo o que você já conquistou até hoje. Com esse planejamento você investe para que seu lucro cresça constantemente, sem riscos.

Além disso, até mesmo na fase de avaliação das instituições financeiras para cessão do empréstimo rural esta organização será levada em consideração. Por isso, antes mesmo de pesquisar sobre as opções disponíveis, você precisa assegurar que está tudo alinhado para apresentar a elas.

Avaliação das opções de crédito rural disponíveis

Há mais de uma centena de instituições financeiras, inclusive as específicas para o setor, como o Sicoob, em condições de liberar crédito para produtores rurais. Porém, cada uma tem suas condições de empréstimos e pagamento.

Taxas de juros, números de parcelas e formatos de parcelamento para pagar os empréstimos obtidos com o crédito rural são diferentes para cada banco ou instituição financeira. Por isso é bom que se faça um levantamento prévio para saber quais as melhores opções e ser mais certeiro na busca do recurso.

Além das diferenças entre as instituições financeiras que provêm o crédito rural, existem também os financiamentos específicos para cada tipo de mercado ou produto.  É bom que o produtor rural faça uma varredura no mercado e veja se não há um sistema especifico para financiamento do seu tipo de produto, como produção aviária ou leiteira, por exemplo.

Sindicatos, cooperativas rurais e associações de produtores rurais tendem a ter boas dicas de instituições que cada produtor pode confiar seus investimentos de forma mais segura. Por isso, uma ligação com essas entidades é muito importante. Assim como existem financiamentos específicos para cada setor, há também credito direcionado para cada tamanho de propriedade rural, o que reforça a necessidade de entendimento sobre o seu agronegócio e as oportunidades de mercado.

Entenda onde investir em sua propriedade rural para encontrar o crédito rural mais adequado

O produtor rural tem inúmeras opções de financiamento e por isso deve estudar com atenção sua condição. Saber onde há maior necessidade de investimento na propriedade rural é fundamental para que não se coloque dinheiro em algo que já vem funcionando bem ou que não é um bom caminho a seguir, por exemplo.

Precisa aumentar a produção em sua propriedade rural e sua qualidade? É bom pensar nos detalhes como o maquinário ou o sistema de armazenamento. A necessidade atual é gerar menos desperdício de produção rural? Quem sabe o furo do seu negócio está na logística?

Cada produtor rural deve analisar friamente seu sistema produtivo para conseguir aumentar a produção e melhorar a qualidade dos produtos e serviços que comercializa. Por isso, um levantamento sobre o que acontece na propriedade e onde estão ocorrendo mais falhas dentro do sistema existente pode auxiliar bastante na escolha sobre onde investir.

Quando identificadas as prioridades, direcione os esforços e recursos a elas. Assim você vai melhorando aos pouco o seu agronegócio e não se compromete com o que não pode pagar!

Se você está buscando recursos e ferramentas para ampliar a lucratividade de sua propriedade rural, aproveite para baixar o nosso eBook gratuito e aprenda como transformá-la em um grande negócio!

Compartilhe