»Como ingressar em uma cooperativa rural e ampliar as vendas de seu agronegócio

Como ingressar em uma cooperativa rural e ampliar as vendas de seu agronegócio

1

Os maiores obstáculos enfrentados pelos pequenos e médios produtores rurais no agronegócio definitivamente acontecem além das porteiras de suas propriedades rurais. Aqui, estamos falando de escoamento da produção e compra de insumos essenciais para otimização do negócio.  Fatores como a alta competitividade frente a grandes produtores que conseguem praticar preços mais atraentes para o mercado somados às dificuldades de conquista de crédito rural e de acesso a fornecedores de insumos confiáveis e com valores acessíveis representam hoje os maiores desafios para esses produtores que, em grande parte dos casos, encontram nas cooperativas rurais uma alternativa para contornar o problema.

Essas cooperativas rurais atuam como centros de apoio ao agronegócio na medida em que facilitam o escoamento da produção desses empresários, unem esforços para a compra de insumos a preços acessíveis e prestam apoio a esses produtores para a conquista de crédito.

Mas, afinal, como ingressar em uma cooperativa rural e ampliar as vendas? Entenda melhor como se tornar um associado e quais sãos os ganhos diretos e indiretos dessa parceria.

Como ingressar em uma cooperativa rural?

A participação democrática e a livre associação mediante compartilhamento de responsabilidades de gestão são princípios básicos do cooperativismo rural e isso significa, na prática, que qualquer agricultor pode ingressar em uma cooperativa rural desde que esteja disposto a participar das decisões e administração da mesma.

Para que essa adesão seja realmente interessante para o seu negócio, comece analisando quais são as possibilidades e cooperativas rurais de sua região. Converse com outros produtores rurais, visite as sedes administrativas das cooperativas locais e analise como é a atividade em cada uma delas. A presença de outros produtores com o mesmo perfil que o seu, inclusive produtos, é bastante positiva já que ela indica a possibilidade de união da produção para melhor escoamento e ganho de preços por volume. Saber se a cooperativa pretendida realiza algum tipo de trabalho de beneficiamento da produção (ensacamento, trituração, armazenamento) e se ele pode te favorecer de alguma forma também é essencial.

Além de conhecer como cada cooperativa pode te beneficiar, procure saber também quais serão suas funções enquanto membro associado, como ocorrem as eleições para o corpo administrativo e o que cada membro deve fazer. Como a cooperativa é uma empresa de interesses coletivos, você precisa estar ciente que terá participação obrigatória nas assembleias, votações e, eventualmente, nos cargos administrativos.

Ganhos diretos: aumento das vendas

Por funcionarem como centrais de armazenamento da produção e por terem a capacidade de reunir em um só local os produtos de diversos agricultores, as cooperativas rurais conseguem negociar com grandes compradores, o que para pequenos e médios produtores rurais é um verdadeiro desafio. Essa concentração de produtos também faz com que elas sejam vistas como fornecedores confiáveis no mercado.

Por outro lado, para o produtor rural, a cooperativa representa um canal de escoamento constante, o que permite, em muitos casos, um aumento produtivo graças à venda garantida. Além da venda direta ao consumidor final e da negociação com compradores de pequeno e médio porte, esses produtores rurais aumentam suas vendas à medida que se tornam opções também para os grandes compradores.

Ganhos indiretos: redução dos custos de produção

A conquista de preços acessíveis na compra de insumos graças à negociação por volume e o apoio à conquista de crédito rural são ganhos indiretos do cooperativismo. Ao mediarem a compra desses insumos as cooperativas rurais beneficiam diversos produtores que passam a ter acesso a maquinário, ferramentas e fertilizantes agrícolas a preços mais acessíveis. Essa economia representa, na prática, uma redução significativa nos custos de produção e, consequentemente, um salto de lucratividade.

E você, está pronto para ingressar em uma cooperativa? Quer saber mais sobre o assunto? Assine nossa newsletter e mantenha-se informado!

Compartilhe