»Como escolher o que é melhor plantar em sua propriedade rural

Como escolher o que é melhor plantar em sua propriedade rural

1

A escolha das culturas a serem plantadas em uma propriedade rural é essencial para a subsistência da mesma e também para sua produtividade e lucratividade. Porém, para muitos produtores, escolher o que é melhor plantar em sua propriedade rural nem sempre é uma decisão tão simples.

 

Além das condições climáticas e de solo, outras variáveis como o potencial de comercialização de cada cultura, a lucratividade delas, os conhecimentos técnicos para cada tipo de plantio, o espaço disponível para a plantação e as necessidades de insumos e equipamentos para cada cultura também devem ser considerados.

 

Lembre-se que o sucesso do seu agronegócio não depende apenas da obtenção de produtos de qualidade, mas da viabilidade produtiva das culturas escolhidas – que devem ser de baixo custo – e da detenção dos canais para escoamento dessa produção. Assim, antes de escolher o que vai plantar em sua propriedade rural, veja abaixo alguns tópicos que precisam ser considerados.

Espaço da propriedade rural e como ele influencia na escolha do que é melhor plantar

Durante muito tempo se acreditou que a monocultura era o melhor caminho para a o produtor rural. Se por um lado a possibilidade de produção em larga escala e a venda em grande volume seduzia grandes agricultores, por outro ela amedrontava pequenos e médios produtores rurais que lidavam com espaços e recursos limitados. Porém, este cenário está mudando e o hoje sabemos que mesmo em pequenas propriedades rurais é possível estabelecer culturas lucrativas, especialmente quando se aposta na diversificação  e na utilização das ferramentas e máquinas essenciais para a agricultura.

 

Assim, antes de definir o que é melhor plantar em sua propriedade rural, considere uma produção diversificada, que inclua frutas, hortaliças e legumes. Além de garantir que não haja um esgotamento do solo – comum no plantio repetitivo-, você poderá investir em culturas de acordo com a sazonalidade das mesmas e assim alcançar os menores custos possíveis de produção.

Clima local e fertilidade do solo

Para garantir uma boa produtividade a custos reduzidos é preciso considerar também as condições climáticas locais, a fertilidade e o tipo de solo da propriedade rural. O cultivo de arroz, por exemplo, acontece satisfatoriamente em temperaturas entre 20 e 35° para fase de germinação, 30 a 33° para floração e 20 a 25° para maturação. Temperaturas extremas, sejam elas altas ou baixas, não favorecem a cultura. Por isso, regiões que sofrem drásticas alterações climáticas são menos indicadas para o plantio.

 

Ao contrário de outros cereais, plantas como o sorgo, por exemplo, são mais resistentes a altas temperaturas e possuem ampla capacidade de adaptação aos diversos tipos de solo, sejam eles arenosos ou argilosos. Assim, antes de definir o que plantar, informe-se quanto às condições ideais de clima e solo para cada cultura que pretende plantar em sua propriedade rural.

Capacidade de armazenamento e escoamento da produção

Outro fator a ser considerado na hora de escolher o que é melhor plantar em sua propriedade rural é a sua capacidade de armazenamento, quando necessário, e escoamento da produção. Produtores que optam pela cafeicultura, por exemplo, precisam estar preparados também para armazenar e escoar sua produção a fim de evitar perdas. Parcerias com cooperativas rurais que beneficiam, ensacam, armazenam e vendem os grãos são uma boa opção para aqueles que não podem verticalizar toda a produção.

 

Os que optam por uma cultura diversificada de frutas, legumes e hortaliças, por exemplo, precisam do mesmo cuidado com o escoamento. Por se tratar de produtos de baixa longevidade, é essencial que o produtor rural tenha canais garantidos para a venda.

Produtividade média por metro quadrado

Considere também a produtividade média de cada cultura por metro quadrado em sua propriedade rural. Isso te ajudará a fazer projeções reais da sua safra e, claro, rendimentos. Cálculos como este são importantes para que você saiba qual será seu custo médio de produção e, claro, para que você possa precificar seus produtos de maneira satisfatória. Para chegar a estes valores, converse com outros produtores rurais locais e troque experiências. As cooperativas rurais são ambientes ideais para isso!

 

Se você gostou das nossas dicas e deseja se informar ainda mais, aproveite para baixar o nosso eBook gratuito e confira 10 dicas para transformar a sua pequena propriedade rural em um grande negócio!

 

Compartilhe